terça-feira, 29 de setembro de 2015

E, DE ACORDO COM AS PALAVRAS DO DR. MOACIR ELIAS SANTOS:

E, DE ACORDO COM AS PALAVRAS DO DR. MOACIR ELIAS SANTOS:

" A língua egípcia é formada por um grande número de sinais que no estágio conhecido como Médio Egípcio setecentos hieróglifos. As imagens podem ser agrupadas em diversas categorias, que apresentam figuras humanas, diversas classes de animais, plantas, edificações, objetos inanimados, entre muitas outras. Mas como seria possível, dentre tantos sinais, saber onde começa uma frase? A resposta é algo bem fácil: Basta olhar para qualquer uma das figuras animadas está direcionada, seja ela um deus sentado ou um pato em pé. Assim, se as figuras estão todas voltadas para o lado esquerdo do espectador, lê-se da esquerda para a direita, se apontarem para a direita, lê-se da direita para a esquerda. A mesma situação ocorre para as figuras que se encontram em colunas, basta observar a direção das mesmas. Esta regra possibilitou aos egípcios escreverem em quatro sentidos diferentes na horizontal e na vertical, (...)"

Referência: GARDINER, A., Egyptian Grammar: being a introduction to the study hieroglyphs. Oxford: Griffith Institute - Ashmolean Museum, 1988, p.25.

"Mas como pronunciar o egípcio se não existem vogais? A resposta, novamente, é fácil. os pioneiros da filologia egípcia criaram um sistema para permitir a vocalização das palavras, adicionando um "e" quando temos duas consoantes juntas."



Um comentário: