DE ACORDO COM BEATRIZ (COSTA, 2015: p. 21): " O faraó enquanto provedor da manutenção da estabilidade no Egito Antigo, tinha deveres para com os deuses, como por exemplo, o permanente culto divino nos Templos respectivos de cada deus ou deusa." E ainda "Osíris é um dos principais deuses do Egito Antigo e seu culto localizado em Abidos, especificamente, pode ser caracterizado como monolatria."
REVISTA PODER E CULTURA. ANO I. VOL. 2. OUTUBRO/2014/www.poderecultura.com
"O FESTIVAL DE OSIRIS E A LEGITIMAÇÃO DA MONARQUIA FARAÔNICA NO EGITO ANTIGO DURANTE O REINO MÉDIO TARDIO (1939-1865 A.C.)"
Autora: BEATRIZ MOREIRA DA COSTA
Graduanda do curso de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Membro do Grupo de Estudos Kemet (GEKmet/CEIA/UFF) e do Conselho editorial da Revista Poder e Cultura.
"O festival de Osiris era dividido em três fases, de acordo com a interpretação de Marie-Christine Lavier: A procissão de Wepwawer, em que a batalha simulada é promulgada durante a qual os inimigos de Osiris são derrotados. A procissão é liderada pelo deus Wepwawet.
A grande procissão de Osíris: Momento no qual Osiris morre e seu corpo é levado de seu teplo para seu túmulo em Peker."
"Osiris é pranteado e os inimigos da terra são destruídos, simulando a batalha de Nedyt na qual Osiris é vingado. Orações e recitações são feitas e ritos fúnebres realizados. Osiris renasce ao amanhecer. Uma estátua de Osiris é levada ao templo. "
"Pode-se dizer que o festival de Osiris foi o primeiro acontecimento teatral em grande escala conhecido pelo homem: Fora executado continuamente durante dois mil anos. peregrinos vinham de todo o Egito para acompanharem a procissão e erigiam estelas em capelas votivas voltadas para a via em que ocorria para que seus donos pudessem se beneficiar da festividade. Um sítio de imensa importância é o Cemitério do Norte - "terraço do Grande Deus" - -escavado por Auguste Mariette, da onde é dita a proveniência da maioria das capelas. A presença desses peregrinos é de imensa importância para a efetivação do que se entende aqui ser o objetivo do festival. "
(MOREIRA, 2014: Pgs -53-55)
Nenhum comentário:
Postar um comentário